terça-feira, 27 de maio de 2008

Sistemas de informação em bibliotecas: o comportamento dos usuários e bibliotecários frente às novas tecnologias de informação.

Patrícia Maria Silva

Resumo

A Tecnologia da Informação influencia o trabalho intelectual e de pesquisa nas várias áreas do conhecimento. Nas bibliotecas a tecnologia é utilizada através dos Sistemas de Informação para armazenar, manipular, filtrar e gerar informação de forma rápida e eficaz. O presente trabalho pretende colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre algumas questões fundamentais no uso de Sistemas de Informação em bibliotecas. Busca compreender e identificar melhor os determinantes e barreiras de usabilidade, que leva a não interação usuário/sistema. O estudo foi conduzido a partir de um levantamento bibliográfico, comparando conceituações de pesquisadores da área, numa abordagem crítica. Como resultado destacamos que a biblioteca poderá ter seu espaço ampliado pela capacitação dos bibliotecários e usuários no manuseio dos Sistemas de Informação.O dinamismo do profissional bibliotecário seja como orientador no uso do Sistema de Informação, seja como executor da pesquisa, também é um minimizador das barreiras de usabilidade.

4 comentários:

TatiC disse...

Oiess, Val!!!
Tudo bom? Adorei o layout do seu blog!Vim lhe convidar para dar uma passadinha no meu blog,também já lhe adicionei á minha lista de amigos! Aproveita e registra sua opinião na minha enquete.
Bjoks!!!
Tatiane
http://dadosemetadados.blogspot.com/

Franciele Scaglioni da Cruz disse...

E ai guria...
Votei na tua enquete
Se quiseres visita o meu blog ok
bjão

Alex Serrano de Almeida disse...

e ai valeria votei na tua enquete se der pra votar na minha.

Samanta Martins disse...

Val !!!!
Pronto arrumei o meu blog, agora dá de deixar comentários !!=)
BEIJOS